A poetisa Ceres Marylise será homenageada na festa literária "Mulheres Notáveis", a 19 de abril de 2014, em Porto Alegre, com o Troféu Cecília Meireles, Categoria Especial. A promoção, que se realiza pela 15ª vez, procura premiar "mulheres que se destacaram no cenário mineiro e brasileiro, por sua inteligência, coragem e, sobretudo, pela capacidade de modificar o universo social, político e cultural de nosso país, com sua sensibilidade e sua visão pessoal do mundo".
A escritora compareceu, em outubro e novembro deste ano, a vários encontros nacionais sobre poesia, participando de eventos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. "Tudo isso aconteceu por iniciativa do casal Affonso Romano de Sant´Anna e Marina Colasanti, que tomaram conhecimento do meu trabalho a partir de notícias de premiação de meus poemas feita por grupos que atuam no sul, sudeste e no exterior", explica Ceres, acrescentando que "essa súbita notoriedade nacional se deve à apreciação que esses dois grandes autores fizeram de minha produção".
Livro na Aliança Francesa
No Rio de Janeiro, ela participou do sarau "Poesia Simplesmente", no Teatro Gláucio Gil, quando foi saudada pelo professor de literatura e escritor Luiz Poeta (Luiz Gilberto de Barros), que falou do respeito e admiração que tem por Ceres Marylise, destacando que "quando movida pelo sentimento, a literatura une, iguala e sublima". Vice-presidenta da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), Ceres Marylise, ubaitabense, doutora em Linguística pela Universidade de Quebec/Canadá, se diz "surpresa" com o interesse que sua poesia tem despertado ultimamente. "Tudo aconteceu muito rapidamente", explica ela, a partir da premiação e consequente divulgação de seu trabalho por grupos de poesia que frequenta. "Essa divulgação no sul, sudeste e no exterior despertou a atenção do casal Marina Colassanti e Affonso Romano de Sant´Anna e foi aí que tudo começou. Devo tudo isso a eles", destaca, agradecida.
A poetisa participou, em Bento Gonçalves/RS, do XXI Congresso Brasileiro de Poesia e do XXI Congresso Internacional Latino-Americano de Casas de Poetas; terá um livro bilíngue (português-francês) lançado na Aliança Francesa, no próximo ano, com tradução e apresentação da professora Myrian Kuhne, diretora da entidade; recebeu convite do Instituto Cultural Português (ICP) no Brasil (Porto Alegre) para participar de uma antologia a ser divulgada nos países de língua portuguesa; professores de literatura das Universidades de Coimbra e de Sintra a incentivam a lançar seu livro em Lisboa, em 2014; foi escolhida como uma das homenageadas na Festa Mulheres Notáveis (19 de abril de 2014, em Porto Alegre), quando receberá o Troféu Cecília Meireles, Categoria Especial, honraria às mulheres "que se destacaram no cenário mineiro e brasileiro, por sua inteligência, coragem e, sobretudo, pela capacidade de modificar o universo social, político e cultural de nosso país, com sua sensibilidade e sua visão pessoal do mundo".
(Texto do jornal Diário Bahia- Celina Santos)
Alamedas siderais
Abduza-me, criatura espacial,
transforma tua nave num corcel!
Vou galopar nas alamedas siderais
porque eu quero estar perto do céu.
Faz-me criança pelo cosmos infinito!
Quero brincar com as tranças do luar,
pôr de mãos dadas todos os planetas
e nas caudas dos cometas, passear.
Torna-me pura num mundo evoluído,
onde jamais se sofra qualquer dano,
onde a tristeza jamais seja presente
e eu perca a condição de ser humano.
Traz-me depois, na beleza de um ocaso
onde eu possa de poesias me enfeitar,
e que no vale fugaz que me reclama,
eu reaprenda a conjugar o verbo amar!
(Ceres Marylise)
Nenhum comentário:
Postar um comentário