José Cristo, O homem, O Artista, O Padre



Por Raquel Rocha

Nascido em 29 de janeiro de 1956, na cidade de Ilhéus-Ba, filho de uma dona de casa e de um caminhoneiro, Carmelita Alvino de Cristo e Sergio Ferreira de Cristo, o jovem de sobrenome sagrado estudou no Dom Eduardo e depois no Colégio Diocesano. Era um garoto alegre, gostava de jogar bola e ir a festas. Disputado entre as meninas na escola, mais tarde tornou-se chicleteiro assumido.
Foi somente aos 20 anos quando um grupo de amigos conversavam sobre um casamento que ele entrou na conversa dizendo que seria padre. Todo riram sem acreditar que ele estava falando sério. Depois desse episódio José Alvino Cristo foi se organizando para ir ao seminário. Começou a frequentar o grupo vocacional da sua diocese, depois estudou Filosofia na UESC e Teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus. Foram 8 anos de estudo e reflexão até que ele se tornasse o Padre Cristo que conhecemos.
Nunca foi um padre comum, sério como os outros. Antes de virar moda nacional Padre cristo já rezava suas missas com música e muita alegria. No intuito de acolher melhor os fiéis de sua igreja escutando-lhes e orientando-lhes Padre Cristo também estudou Psicanálise. Hoje com 28 anos de sacerdócio diz que é feliz com a vida que escolheu, fala sobre suas memórias, seus planos e seus sentimentos, nesta entrevista absolutamente sincera.

Como foram seus primeiros anos como padre?

Muito bom, como ainda hoje é muito bom - fui padre em Ubatã durante 13 anos , depois fui para Ilhéus, na Santa Teresinha e continuo em Ilhéus na Capelania São Paulo Apóstolo na Av.Princesa Isabel na rua onde nasci e fui criado

Já sentiu vontade de casar e ter filhos?

Deixe eu dizer como penso: na vida de padre a igreja deveria deixar a opção, você pode ser padre e casar ou você pode ser padre e não casar. Já pensei nisso sim, mas sou feliz no que faço

O que acha do papa Francisco?

Tem o jeito da Igreja que quero - Tem a cara da alegria, tem os pés no chão, é aberto e tem meu jeito de ser

Pelo que você observa, ainda existe uma migração das pessoas das igrejas católicas para as evangélicas?

Depois do Papa Francisco houve uma freada

Como é sua relação com os líderes de outras religiões?

Graças a Deus tenho uma relação muito boa com vários líderes de outras igrejas. Isso é tão verdade que em quase todos os cultos ecumênico sou eu que faço por causa dessa relação


Como vc começou na música?

Desde os tempos de seminarista tem 30 anos. Alias, antes disse participei de um show de calouros e levei um buzinaço e ai encarei o desafio, depois parei e retomei nos tempos de seminarista. No seminário cantava o mesmo estilo que canto hoje MPB e o religioso social, universitário. No Seminário tem diversão, esporte e cultura.

Quantos cds vc já lançou?
5 ou 6. Filho, Meu padre cristo em ritmo de seresta, 50 anos do Rei Roberto Carlos, um com músicas de natal em parceria com cantores de Cristo, em e no Ritmo da Balada das mãos

Você consegue ganhar dinheiro com a música?
Na verdade não, mais tb não tem prejuízo. O que ganho invisto em novo cd e nas obras da igreja

Por que sua missa é tão famosa?

Porque é festiva, séria, alegre, alto astral - tem fé e vida. Eu gosto muito do jeito de rezar as minha missas, tem banda, tem muita música. Preparo a pregação, por isso, tem a cara da alegria de fala tanto o papa Francisco.

O que é Deus?
Deus, é Deus e por si só se basta - É alguém com quem eu me relaciono e que me faz muito feliz, um Ser no meu Ser.

Religião, Arte e Cultura
A religião sobre deu uma contribuição imensa a arte e cultura, e vejo que é de sumo importância. A religião, a arte e cultura continuem junto , afinal afinal o Deus que guia as religiões é o grande artista do universo

Quais seus planos pro futuro?
Continuar a minha jornada, lutar sempre por um mundo mais humano, aprender a cada dia o verdadeiro sentido da vida e ser sempre eu mesmo.

O que vale a pena na vida?
O que vale mesmo na vida? é amar, pois, o amor é a força capaz de transformar nosso mundo e se ser humano souber amar o ódio não será tão profundo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário