A Vida e a Arte de Silvano Gonzaga


A Vida e a Arte de Silvano Gonzaga

Por Raquel Rocha

Silvano Gonzaga, músico, cantor, compositor e arranjador, natural de Salvador Bahia, começou a cantar desde criança em um grupo de seresta com meu pai, depois tocou em uma Banda de axé aos 17 anos foi trabalhar em Feira de Santana em uma grande banda como guitarrista, a banda Fonte Luminosa, Em seguida vieram outras bandas até que nosso Gonzaga chegou a Itabuna para trabalhar na Banda Sollo. Silvano já acompanhou grandes artistas como Ivanildo o Sax de Ouro, Simone Moreno, Fabio Souza, Ivo Pessoa, André Léono, Kokó do Lordão, Fabiano Carillo, Marcia Gois e muitos outros. Hoje forma uma dupla com sua esposa e parceira, Carla Valéria.

Como a música surgiu na sua vida?
Desde criança eu queria ser jogador de futebol mas a influência artística na área musical me tocou mais forte. Meu pai violonista meu avô maestro, não tive saída.

Quais foram suas principais influências?
O choro, seresta, mpb, jazz, clássico, rock e o forró. , Chico Buarque,Luis Gonzaga,Waldir Azevedo,Raphael Rabelo entre tantos outros.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas?
Falta apoio cultural. Apesar de ainda encontramos (Digo eu e minha esposa) apoio de algumas empresas para fazermos nosso show anual, esta cada dia mais difícil esse apoio, mas agradecemos e muito a essas empresas que nos ajudam a realizar nossos sonhos

Quais as maiores vitórias?
Olha acredito que ainda é poder viver de música. A vitória se dá também por termos feito bons trabalhos há tempos atrás, e hoje já temos um certo “nome” no meio artístico que nos ajuda muito em relações a contratos pra eventos, fazemos casamentos, eventos empresariais, barzinhos, etc

Como você vê a valorização dos músicos na região?
Bem temos que dividir a resposta. Quando uma pessoa vem nos elogiar  sentimos uma sinceridade e uma valorização da arte em um sentido mais artístico mesmo, mas na hora do acerto financeiro por muitas vezes essa “valorização” não existe, mas não temos o que reclamar ainda existem pessoas que nos valorizam tanto artisticamente como financeiramente, nos pagando o que é justo e as vezes ainda querem pagar mais, graças a Deus!

O que faria de novo e o que não faria na sua carreira?
Se eu voltasse no tempo ,me dedicaria mais ao estudo do violão clássico e faria faculdade, universidade e doutorado em violão e o que eu não faria era tocar o que não gosto. Na música é assim: você ama o que faz mas muitas vezes não faz o que ama.

Como seria viver sem a música?
Eu não saberia dizer, mas acho que viveria igual a um zumbi, ando, vejo, mas estou morto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário